Hoje à noite n’O Sótão. O sublime “Kuni”, de LNDFK
Kuni é o surpreendente e sublime álbum de estreia da napolitana LNDFK (também conhecida como Linda Feki). Lançado pelo conceituado selo da Bastard Jazz Recordings, este projecto acompanha a ascensão da artista italo-tunisina, superando as expectativas geradas por LNDFK aquando da participação no festival Primavera Sound de 2019. Kuni explora dicotomias de forma fascinante ao longo de dez faixas: Amor e Morte, Flora e Fogo, Delicadeza e Violência, Poesia e Realismo, Purificação e Destruição. Estes opostos fundem-se na sonoridade multifacetada do disco, elegantemente construído com uma variedade de estilos e géneros e liderados pela colaboração de Linda Feki e Dario Bassolino, que co-escreveu Kuni.
Ainda precisamos de tempo para absorver tudo o que este álbum contém, mas podemos apontar inspirações que vêm da banda sonora de Joe Hisaishi para o filme de Takeshi Kitano, “Hana-bi”; padrões intrincados de bateria que nos fazem lembrar Karriem Riggins, Questlove ou Yussef Dayes; linhas de baixo poderosas, que são como se Thundercat estivesse a tocar à nossa frente; progressões e arranjos de voz próximos aos de Nai Palm e integrados como se fossem um instrumento adicional; podemos ouvir jazz dos anos 60, neo soul dos anos 90 e perspectivas futuristas.
LNDFK apresenta um álbum único, demonstrando níveis altíssimos de criatividade que explodem nas nossas colunas, deixando-nos absolutamente maravilhados. Kuni traz uma mensagem e uma palete sonora não-convencional e experimental, testemunhos da intenção da artista. Dois ou três parágrafos são extremamente curtos para falar deste álbum. Cada faixa é como se fosse uma matrioshka que o leitor pode abrir e explorar sozinho, pois Linda deixa propositadamente muitos rabbit-holes de inspirações, influências e vulnerabilidades que servem como convite para um mergulho noutras formas de arte. E isso é bonito… Kuni está disponível em vinil.
E ainda…
O mais recente projeto de Roselien, Rosie From The Block, é editado pela belga Welcome To Vice City. Love Potions For Block Parties gira em torno de níveis ilegais de groove, contendo três faixas cheias de batidas quebradas, vocais com alma e toques suaves, próprios de Roselien. Disponível através do Bandcamp.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.