Hoje à noite n’O Sótão. Uma pausa sónica neste barulho interminável, por Tommy Guerrero
Tommy Guerrero é uma figura incontornável da música independente americana. A sua lendária discografia tem sido exaltada nos últimos anos por uma crescente comunidade, que encontra nas suas músicas momentos de reflexão, de cultura e de paz. Seguindo a onda ecléctica do venerado Road To Knowhere, que explodiu no YouTube e em plataformas como o Spotify, Sunshine Radio, o seu mais recente álbum, é a grande novidade desta semana, lançado pela editora Too Good. Se Road to Knowhere explora as profundezas de viajar, repleto de elementos de afrobeat, highlife spiritual jazz e da nostalgia do funk dos anos 60 e 70, Sunshine Radio é sobre movimento e sobre conduzir em direcção ao mar com um pôr do sol no horizonte.
É desta forma que Tommy Guerrero continua a expandir a sua arte, mantendo bem presente a herança da cultura na qual nasceu — lá longe nos anos 80 e nos parques de skate da Bay Area da costa oeste americana. Depois de anos a esgotar casas de espectáculos — de São Francisco a Nova Iorque, de Londres a Tóquio —, Tommy continua a demonstrar um espírito de auto-descoberta que é evidente na sua música. Música essa que é introspectiva, mas também optimista. Disponível nas plataformas habituais, Sunshine Radio é capaz de despertar contentamento, reflexão e consciencialização. É uma pausa sónica no meio de um barulho interminável.
E ainda…
Mudando completamente de ritmos, apresentamos o debute de Bernardo Mota na theBasement Discos, que opera a partir de Valência. ATLANTIC DAYLIGHT é um saboroso EP de música house, que ilumina este início de 2021 com grooves que não enganam. Atenção para este promissor produtor nacional.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica “Hoje à noite n’O Sótão”, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com “Álbuns com Pó”.