Livro que reúne toda a poesia de José Saramago chega este mês às livrarias portuguesas
“Poesia Completa”, de mais de 350 páginas, destaca uma parte menos conhecida da obra do Prémio Nobel de Literatura português. O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 20 de outubro
Reunindo os três únicos livros de poemas de José Saramago – “Os Poemas Possíveis”, “Provavelmente Alegria” e “O Ano de 1993” —, “Poesia Completa” apresenta ainda um texto inédito. Como nos esclarece Fernando J.B. Martinho no posfácio à obra: “Da sua poesia se pode dizer o que Sena disse da de Gedeão, outro nome de revelação poética tardia, quando nela assinalou a confluência de muitas das “conquistas expressivas do modernismo”.”, pode ler-se num comunicado da editora Assírio & Alvim.
José Saramago estreou-se como poeta em 1966, no ano em que celebrou quarenta e quatro anos de vida. Voltaria à poesia em 1970, com “Provavelmente Alegria”, no qual, “desenvolvendo e depurando o tratamento de temas que já vinham de “Os Poemas Possíveis”, se abre a orientações novas que o aproximam do poema em prosa”, explica o prólogo do presente volume. A sua aventura poética encerrar-se-ia volvidos cinco anos, com “O Ano de 1993”. Publicado no auge do movimento revolucionário, compõe-se de trinta poemas de extensão variável que descrevem, num estilo que é ao mesmo tempo “realista e metafórico”, a ocupação de um país por um invasor cruel.