Nuno Cardoso encena “Ensaio Sobre a Cegueira”, obra de José Saramago, no Teatro São João
Adaptação da obra de José Saramago é uma coprodução com o Teatre Nacional de Catalunya e conta com elenco de nacionalidades mistas.
“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.” No ano em que se celebra a vida e a obra de Saramago, o Teatro Nacional São João apresenta Ensaio Sobre a Cegueira, um espetáculo com encenação do seu diretor artístico, Nuno Cardoso, em coprodução internacional com o Teatre Nacional de Catalunya. O espetáculo estreia no dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e vai estar em cena até 19 de junho, no Teatro São João. Ensaio sobre a Cegueira integra o programa de comemorações do Centenário de José Saramago.
Um dia, um homem é atingido pela cegueira. O sintoma alastra-se por toda a cidade: uma a uma, as pessoas cegam. Segue-se a este fenómeno aquilo que Carlos Reis descreve como “a repressão e o confinamento dos afetados, a formação de grupos de poder e de núcleos de resistência, o exercício da violência dos fortes sobre os débeis.” No fim, sobram as questões: “que mundo é este em que o homem se fez lobo do homem? Que sociedade temos construído, para que o egoísmo e o instinto de sobrevivência se aliem e cheguem a estes extremos de abjeção?”. Ensaio sobre a Cegueira é um romance que, como sugeriu Saramago, nos leva a “entrar no interior da pedra, no mais profundo de nós mesmos”, para nos perguntar-nos “o quê e quem somos.”
Dirigindo um elenco composto por nacionalidades mistas, Nuno Cardoso propõe uma adaptação das “trezentas páginas de constante aflição” de uma das obras maiores do Prémio Nobel da Literatura de 1998, em língua portuguesa e catalã (e legendagem nas duas línguas), mas também a – como escreve ainda Carlos Reis no manual de leitura do espetáculo – “reler o Ensaio Sobre a Cegueira já com outros olhos, fecundados pelo fascínio do teatro.” Clàudia Cedó, que assina a versão cénica do espetáculo, diz, de resto, que este é um romance que permite “viver a leitura de forma, afinal, muito teatral”, e que é por isso que “há algo de muito natural na adaptação de Saramago ao teatro.”
O espetáculo Ensaio sobre a Cegueira vai estar em cena entre quarta-feira e sábado às 19h00, e ao domingo às 16h00. Para o dia 12 de junho está agendada umaConversa com o Mestre, posterior ao espetáculo, orientada pelo dramaturgo e encenador Luís Mestre. A récita de 19 de junho terá tradução em Língua Gestual Portuguesa. O preço dos bilhetes varia entre os 7,5 e os 16 euros.
O espetáculo Ensaio sobre a Cegueira seguirá mais tarde em digressão rumo a Barcelona, onde será apresentado entre os dias 29 de setembro e 30 de outubro, no Teatre Nacional de Catalunya.