“O Ano da Morte de Ricardo Reis”. Série de João Botelho, a partir da obra homónima de José Saramago, estreia na RTP1
Nova série de ficção nacional da RTP com realização eautoria de João Botelho a partir da obra homónima de José Saramago. “O Ano da Morte de Ricardo Reis” estreia segunda-feira, às 22h45, na RTP1.
A nova série de ficção nacional de sábado da RTP1 e RTP Play, de 5 episódios, vai mergulhar na personalidade de Fernando Pessoa, o qual estabeleceu um gigantesco universo paralelo criando uma série de heterónimos para sobreviver à sua solidão de génio.
“O Ano da Morte de Ricardo Reis” leva-nos numa viagem pela história de um dos mais famosos heterónimos, Ricardo Reis, o qual José Saramago fez regressar a Portugal, ao fim de 16 anos de exílio no Brasil. Este é o nosso ponto de partida. 1936 é o ano de todos os perigos, do fascismo de Mussolini, do Nazismo de Hitler, da terrível guerra civil espanhola e do Estado Novo em Portugal, de Salazar.
O brasileiro Chico Díaz interpreta o papel de Ricardo Reis e Luís Lima Barreto assume a figura de Fernando Pessoa. No elenco vamos poder ver também Victoria Guerra, Catarina Wallesntein, Rui Morisson, Hugo Mestre Amaro, João Barbosa, entre outros.
“O Ano da Morte de Ricardo Reis” enquadra-se nas comemorações do centenário de José Saramago e poderá ser acompanhada a partir de 14 de novembro, às 22h45, na RTP1. E na RTP Play, sempre em antecipação a partir das 12h00.