‘Os offshores do nosso quotidiano’: o que são, para que servem e a quem servem?

por Comunidade Cultura e Arte,    27 Fevereiro, 2018
‘Os offshores do nosso quotidiano’: o que são, para que servem e a quem servem?
PUB

A editora Almedina acaba de lançar “Os offshores do nosso quotidiano”, da autoria de Carlos Pimenta. Esta obra, atual e provida de rigor científico, é um conjunto ordenado de perguntas e as respetivas respostas sobre a temática dos offshores. O prefácio da obra é assinado pela deputada Mariana Mortágua.

Carlos Pimenta, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, acaba de lançar a obra “Os offshores do nosso quotidiano”, pela chancela Edições Almedina. Este livro, atual e provido de rigor científico, é um conjunto ordenado de perguntas e respostas, caraterizado pela sua linguagem simples.

A obra surgiu, de acordo com o autor, de um debate entre pessoas interessadas nos problemas sociais. Deste debate, nasceu a urgência de saber-se mais sobre os offshores, dando lugar a perguntas de quem muito pouco sabia sobre o assunto e, sobre estas, foram nascendo as respostas.

Mariana Mortágua, que assina o prefácio desta obra, refere “A mensagem do livro é clara: os offshores têm que ser erradicados. Mas a tarefa é árdua. Fazê-lo significa pôr em causa os interesses de economias poderosas e dos seus líderes políticos, de bancos e multinacionais, de banqueiros e personalidades internacionais. Os offshores servem o poder, e o poder protege-os. Mas, como sempre nas lutas de poder, há passos que podem e devem ser dados.

Galardoado, em 2012, com o prémio “Outstanding Achievement in Outreach/ Community Service”, da ACFE, Carlos Pimenta é Associado fundador do Observatório de Economia e Gestão de Fraude, Organizador e Coordenador da Pós-Graduação em Gestão de Fraude e também autor de vários materiais científicos como livros, artigos em revistas da especialidade ou projetos de investigação. O autor lançou o livro “Racionalidade, Ética e Economia” (Almedina) em 2017. “Os offshores do nosso quotidiano” já está disponível nas bancas, pelo PVP de 11.90€.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados