Os sons de marca registada de Felipe Gordon

por Francisco Espregueira,    12 Maio, 2022
Os sons de marca registada de Felipe Gordon
Capa do disco
PUB

Preparando-se para uma tournée em alguns dos mais conceituados clubes underground nos quatro cantos do mundo, o colombiano Felipe Gordon é já um artista bem estabelecido na cena deep house, apresentando projetos soberbos, uns atrás dos outros, nos últimos 4-5 anos (a maioria deles esgotando as edições em vinil rapidamente). Na verdade, apenas em 2021 Gordon lançou oito incríveis discos em editoras proeminentes como a Groovin Recordings, Shall Not Fade, Heist ou Razor ‘N’ Tape. O seu novo EP, Superimposition, lançado pelo selo francês Noire & Blanche, é mais um deste tipo de projetos, mantendo uma sonoridade que já deve ser marca registada, mas sempre explorando novas formas de trazer o jazz, o house, o acid e o hip hop num groove só.

A impressão digital de Gordon, que tem um background evidente de hip hop, mistura elementos analógicos e uma variedade de texturas eletrónicas, permitindo que explore de forma livre as suas influências para criar uma assinatura musical sólida. A sua capacidade de entrelaçar arranjos instrumentais complexos, inspirados na música jazz, com linhas de baixo poderosas, texturas do house e sonoridades típicas da América do Sul fazem de Felipe Gordon um artista incomparável neste momento.

Estes ingredientes sobressaem em Superimposition, composto por uma coleção eclética de seis faixas. Desde produções direcionadas para as pistas de dança (“Ventana Al Tiempo”, “Inherently Deep”), passando por momentos ácidos, nos quais as batidas montam-se e desmontam-se (“Superimposition”), até às suaves brisas de hip hop para horas de contemplação (“Feeling All Over It”). Disponível em vinil, este é um disco para guardar na mala e tocar bem alto na discoteca, mas também para ouvir em casa quando o sol se põe lentamente nas longas noites de verão.

E ainda…

Redescobrindo a sua conexão genética a Itália, o compositor alemão Marvin Horsch apresenta-nos um fascinante projeto que contém uma variedade de humores. Tutto Passa, editado pela Jakarta Records, é sonoramente rico, explorando novas abordagens de produção musical e texturas intemporais com todos os elementos a fluir em perfeita harmonia. Também disponível em vinil, este disco é um trabalho absolutamente definitivo para o projeto Gianni Brezzo, criado por Marvin Horsch.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados