Podcast NUCLEAR. A história da cultura negra no Brasil por Emicida, Jay-Z e Capicua ft Lena D’Água
Que sociedade seria a nossa sem a partilha e a vida em comunidade? “Tudo, tudo, tudo, tudo que nóiz tem é nóiz”, canta Emicida em “Principia”. Este NUCLEAR inspira-se no mote dado pelo artista brasileiro, mas além da música, mergulha também no seu documentário – “AmarElo”. É um misto de jornada pessoal, tomada de consciência e serviço público para contar a história de um povo. Neste caso, a história da comunidade afrodescendente brasileira. É também a propósito desta força cultural que se ouve Elza Soares neste episódio.
Há ainda espaço para a tentativa de desconstrução do ego de Jay-Z, procurando criar um novo legado (recomendam-se, a este propósito, as entrevistas do New York Times e David Letterman) Ouve-se também Sampha, e dois duetos brilhantes da recente música portuguesa: Moullinex com Sara Tavares e Capicua com Lena D’Água.
Está disponível uma nova edição do podcast, que pode ser subscrito nas principais plataformas de streaming. “AmarElo” destaca-se neste episódio, por isso, abaixo podem encontrar o trailer e artigos de reflexão. Fiquem connosco!
EM FOCO – AmarElo de EMICIDA
“Temos muitos documentários maravilhosos sobre a cultura do Brasil, muitos a respeito da escravidão… Mas a escravidão não são as pessoas pretas. É uma interrupção da história das pessoas pretas. Acho que o documentário que produzimos coloca tudo em seu lugar. Mostra como produzimos uma arte que se provocou a pensar o país. Nem só pensar o país: produzí-lo. Tudo que amamos e acreditamos que deu certo é fruto dos pilares que são apresentados no documentário.”
Emicida, Rolling Stone Brasil