Porto/Post/Doc começa esta semana. Neurodiversidade é o tema central do festival que percorre oito salas do Porto
Filmes sobre Leonard Cohen, The Strokes, Rui Reininho e Clã vão estar no festival Porto/Post/Doc
Arranca esta quarta, dia 16 de novembro, a nona edição do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival. A percorrer oito salas da cidade do Porto o evento propõe um olhar sobre algum do mais relevante cinema contemporâneo, assim como a revisita à obra de dois autores fundamentais do cinema húngaro: Márta Mészáros e Miklós Jancsó. A dar nota de arranque, pelas 21h30 desta quarta no Coliseu Porto Ageas, a estreia nacional de Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song, filme de Daniel Geller e Dayna Goldfine sobre a história da intemporal canção de Leonard Cohen.
Tema central do evento, a Neurodiversidade vai apresentar um ciclo de seis filmes, assim como quatro conversas que abordarão as questões específicas das representações da saúde mental no cinema e o trabalho criativo com, e por, pessoas neurodiversas. Nomes como Martim Sousa Tavares, Jorge Jácome, Adrian Gramary, Hugo Van der Ding ou Jorge Pelicano integram este programa.
Focado também no cinema de jovens realizadores, o Porto/Post/Doc propõe um destaque à obra da cineasta norte-americana Sierra Pettengill, que toca temas como o funcionamento da violência de estado nos EUA e a política “feita para a televisão” de Ronald Reagan. Ainda na mostra de novo talento, os doze filmes que integram a Competição Cinema Novo, composta por obras produzidas em seio escolar. Com foco no cinema lusófono, a Competição Cinema Falado que mostrará, entre outros, filmes de Mariana Caló e Francisco Queimadela, Ery Claver, Ricardo Leite, Susana De Sousa Dias e Ansgar Schaefer, Inês T. Alves e Filipa César e Sónia Vaz Borges.
Nota especial ainda para as oito longas metragens que integram a competição internacional do certame, num olhar panorâmico sobre questões políticas e sociais que marcam a atualidade, assim como para a secção Transmission, focada nos documentários de música, onde se revisitam os universos dos Clã, de Rui Reininho, o Thriller de Michael Jackson e a história da criação da DFA Records e de bandas como os LCD Soundsystem, The Strokes ou Yeah Yeah Yeahs.
A edição 2022 do Porto/Post/Doc contará ainda com uma secção infanto-juvenil (School Trip), com propostas direcionadas a escolas e famílias, assim como as tradicionais sessões de cinema imersivono Planetário e um olhar sobre o novo cinema espanhol, na secção Cinefiesta.
Toda a programação pode ser consultada em www.portopostdoc.com.