Sessa e os sonhos pós-tropicália
Sergio Sayeg (mais conhecido como Sessa) dá seguimento ao seu fascinante disco de estreia de 2019, Grandeza, com um segundo projecto, intitulado Estrela Acesa, lançado na sexta-feira passada via Mexican Summer. Enquanto o primeiro álbum explora os prazeres corporais e a suave embriaguez de estar apaixonado, o seu novo disco olha para os céus e pondera o amor sensual espiritualmente, no meio de uma ressaca latente. Vividamente apontando para referências na música brasileira, criando uma espécie de sonho pós-tropicália, as canções de Sessa são cantadas em português, com letras viscerais e sensuais ao estilo de Caetano Veloso e floreios melódicos que fazem lembrar Tom Jobim.
Tal como em Grandeza, Estrela Acesa apresenta arranjos minimalistas raramente encontrados na música brasileira contemporânea, por vezes lembrando a nudez crua dos trabalhos de Leonard Cohen, com pitadas de free jazz e texturas canarinhas. As melodias tocantes criam um belo cenário de paz e cores enquanto a sua voz canta, de forma hipnotizante, lânguidos poemas. Encantado com o que chama de “bagunça” da música — a natureza acidental e tortuosa desta, um caminho pelo qual músicos e público podem atingir um propósito maior —, Sessa chega até nós com mais um projecto brilhante. Disponível em vinil.
E ainda…
SofaTalk e XL Regular apresentam uma breve colecção de sonoridades que misturam ritmos africanos e jazz contemporâneo em cima de um intrincado broken beat. Afro Quarters EP, via Outplay Records, é composto por quatro faixas de pura infusão de jazz-funk e servem de testemunho à musicalidade de uma dupla que tem estado imparável nos últimos anos. Também em vinil.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente.