“Viagem a Portugal”. RTP1 estreia série documental sobre José Saramago com Fábio Porchat

por Comunidade Cultura e Arte,    11 Outubro, 2022
“Viagem a Portugal”. RTP1 estreia série documental sobre José Saramago com Fábio Porchat
Fotografia de Pedro Pina – RTP

Produzida pela Zerkalo Pictures para a RTP, “Viagem a Portugal” estreia a 22 de Outubro às 22h na RTP1 e RTP Play. Esta nova série de 6 episódios poderá ser acompanhada nas noites de Sábado.

Em “Viagem a Portugal”, série realizada por Ivan Dias e com guião de Susana Verde, “percorre-se geograficamente a obra de Saramago através do olhar curioso e divertido de Fábio Porchat e viaja-se pelos passos do Nobel à procura de um Portugal desconhecido“, pode ler-se num comunicado da RTP1. Esta série enquadra-se nas comemorações do centenário do nascimento de José Saramago e assinala também a reedição da obra editada exatamente há 40 anos, que surge agora com uma edição especial, que inclui imagens inéditas recolhidas por José Saramago.

Fotografia de Pedro Pina – RTP

Entre outubro de 1979 e julho de 1980, José Saramago percorreu o país de lés a lés a convite do Círculo de Leitores. Segundo o autor português, ”o fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos”, sublinhou José Saramago.

“Conhecer um país é aprender, de modo tanto quanto possível exato, a sua paisagem, a sua cultura, o povo que o habita. Quase sempre, porém, o interesse do viajante é atraído senão suscitado, pelos caminhos habituais e pelas imagens conhecidas, com exclusão, portanto, daqueles fatores de aventura e imprevisto que são, afinal, o verdadeiro sabor da viagem (…) Olhar o seu país como se o estivesse vendo pela primeira vez, sem aquela espécie de neblina que a familiaridade lança sobre a face das pessoas e das coisas. (…) Em Viagem a Portugal abundam as revelações surpreendentes de um país que julgávamos banalizado. Somos levados a conhecer o autêntico rosto de uma terra inesgotável, por caminhos humanos e naturais cuja beleza e força é nosso primeiro dever guardar.”, escreveu José Saramago em “Viagem a Portugal”, livro publicado em 1983.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados