Hoje à noite n’O Sótão. O revivalismo do brit-funk de Gilles Peterson e ‘Bluey’ Maunick
Gilles Peterson e Jean-Paul ‘Bluey’ Maunick já se conheciam de outras andanças. Conectando-se através do trabalho de Peterson como explorador musical, DJ e locutor de rádio, e da carreira de Bluey como músico via Incognito — um dos grupos essenciais de um movimento vital e frequentemente esquecido da história de música negra no Reino Unido —, os dois provêm essencialmente da mesma cena artística. Essa cena, o brit-funk de forma livre, solto e enérgico do início dos anos 80, é revisitada em Aspects, o novo projeto que esta dupla acaba de editar pela Brownswood Recordings. Trata-se do primeiro material que Maunick e Peterson lançam em mais de uma década.
Aspects é reminiscente da marca sonora desenvolvida originalmente por grupos como os Atmosfear, Hi-Tension, Light of the World ou Freeez, marcando um retorno a uma era em que Peterson e Maunick iniciavam o seu percurso no mundo da música e que acabaria por moldar as suas respectivas carreiras. Para Gilles, à frente de diversas editoras vanguardistas, como DJ, coleccionador e apresentador; para Bluey, como músico, líder de banda e compositor, tocando um pouco por todo o mundo. O projecto STR4TA era uma ideia que já estava em andamento há algum tempo, guiada pelo ethos de capturar a crueza de momentos improvisados em sessões de música funky. O álbum liga uma série de referências que foram incluídas de forma orgânica. Enquanto Peterson ‘desenterrava’ vinis, mostrando flashes ou excertos específicos que serviam de inspiração, Maunick trabalhava essas ideias musicalmente com vários outros instrumentalistas, construindo novos caminhos que foram depois trabalhados de forma excepcional. Tudo isto parte de uma busca espiritual por um som particular que ainda diz muito aos dois.
Profundamente inspirado pelo corajoso espírito DIY dessa era do brit-funk dos anos 80, STR4TA, com este magnífico Aspects, mostra as imperfeições perfeitas que revelam crueza da música que tem alma, estimulando os ouvintes a estar presentes de alma e coração até ao seu fim. Disponível em vinil, através da Brownswood Recordings, este é o mais recente capítulo de uma amizade entre dois tipos provenientes de uma herança musical de cariz eclético e independente. Herança essa que é hoje moldada por ambos.
E ainda…
No seguimento do aclamado Man With A Plan, o portuense Minus & MRDolly regressa aos lançamentos com Broken Hearts Make Broken Beats, editado pela Jazzego. Trata-se de um EP com três faixas originais e dois remixes a cargo de Max Graef e Pedro, que integra elementos de brit-funk e broken beat na marca sonora de Minus. Um projecto raro no panorama musical nacional, imperdível para os aficionados desta fusão de géneros mundo fora. Broken Hearts Make Broken Beats será editado em vinil para os coleccionadores. Mal conseguimos esperar.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.