DGArtes abre programa de apoio a projetos que celebrem a Democracia
Parceria entre a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e Direção-Geral das Artes tem dotação orçamental de €1 milhão.
Estão abertas as candidaturas ao Programa «Arte pela Democracia», promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES) para apoiar, com uma dotação orçamental de um milhão de euros, projetos das várias áreas artísticas que se enquadrem no contexto das Comemorações dos 50 anos da Revolução e contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção democracia.
“Pretendemos que este recurso para apoio às Artes fomente projetos que evoquem e celebrem a Revolução de 25 de Abril de 1974 e promovam reflexões sobre os valores da democracia, cidadania e igualdade. É ainda nossa intenção que o façam envolvendo a população mais jovem e promovendo a inclusão e pluralidade de intervenientes e espetadores, fomentando também a interação entre gerações, nomeadamente através da partilha das memórias daqueles que viveram em ditadura”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva.
Com uma dotação financeira de um milhão de euros e cinco patamares financeiros disponíveis (até aos 50 mil euros), o concurso irá apoiar projetos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar, contemplando os domínios artísticos da criação, programação, circulação nacional, ações estratégicas de mediação e edição, e podendo abranger também a reposição de projetos já apresentados publicamente.
Os projetos deverão ser executados maioritariamente no território nacional, até ao limite de 18 meses, entre 1 de abril de 2023 e 30 de setembro de 2024.
Informações adicionais, incluindo o Acordo de Parceria e o Aviso de Abertura do concurso 2023, encontram-se disponíveis no Balcão Artes.
O programa «Arte pela Democracia» decorrerá até 2026, prevendo-se a abertura de novos concursos, um em 2024 e outro em 2025.
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril vai ainda promover, durante o ano, outras linhas concursais, nomeadamente em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para apoiar projetos que se enquadrem no âmbito das Comemorações. As atualizações sobre estes apoios serão publicadas no site da Comissão.