Vem aí um filme sobre o Eusébio e a forma como foi disputado entre Sporting e Benfica
No início da década de 60, apesar dos tumultos político-sociais, os habitantes de Lisboa e de Lourenço Marques só estão interessados num tema: “Afinal onde jogará Eusébio?” A primeira longa metragem de António Pinhão Botelho, ‘Ruth’, chega aos cinemas a 3 de Maio, e conta o início da carreira de Eusébio e a forma como foi disputado entre o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica.
Ruth foi o nome de código dado ao promissor futebolista por dois benfiquistas de Lourenço Marques, que o levaram de Moçambique para Portugal, para não despertar a atenção dos sportinguistas. Esta história, assinada pela jornalista Leonor Pinhão, foi transformada em filme para retratar o que se passou com Eusébio no início da década de 60.
No pior ano do regime fascista português, um jovem futebolista de Moçambique chega a Lisboa e é apanhado no meio da maior rivalidade clubística do país. Eusébio da Silva Ferreira, interpretado por Igor Regalla, começa o seu difícil trajecto até se transformar uma lenda.
‘Ruth’ conta no elenco com Fernando Luís, Álvaro Correia, Lídia Franco, Miguel Borges, Dinis Gomes, Vítor Norte, Ana Bustorff, Miguel Nunes, Maria Emília Correia, Rui Morisson, Anabela Moreira, José Raposo, Marco Delgado, Bruna Quintas, Teresa Madruga, Bruno Cabrerizo, António Nipita, António Simão, Josefina Massango, Luís Lucas, Marcello Urgeghe, entre muitos outros.
O realizador António Pinhão Botelho frisa que ‘Ruth’ “não é sobre futebol, nem sobre o Benfica ou Sporting. O filme é sobre uma pessoa, um país, uma época. Portugal em 1961: o ano horrível de Salazar”.