Álbuns com Pó. Habibi Funk: uma ecléctica selecção de música do mundo Árabe
A Habibi Funk é uma editora baseada em Berlim que se foca na promoção e reedição em vinil de sons ecléticos do panorama musical árabe do século XX. O 15.º lançamento da editora é uma compilação imperdível de 13 faixas, que reflecte não apenas um pedaço da música popular de vários países árabes, mas também a escolha pessoal de quem dirige o selo alemão. Habibi Funk 015 é uma compilação deliciosa, composta por pérolas de nicho e artistas que estão, muitos deles, completamente esquecidos. O resultado é uma junção de diversos estilos: do funk egípcio, dos sons da disco marroquina, passando por raros exemplares da cena reggae da Líbia, por canções de teor político oriundas do Líbano, até às bandas sonoras da Argélia e aos pontos de contacto entre a música do Quénia e de Omã.
A maior parte das canções em Habibi Funk 015 não foi feita por artistas celebrados; nem sequer pelos artistas celebrados nos países do Norte de África e Médio Oriente. A qualidade das músicas aqui presentes, aliada à raridade que representam, fazem com que obras deste género sejam absolutamente essenciais para a salvaguarda de momentos importantes em histórias culturais distantes da nossa. E nós temos a sorte de as poder apreciar. Apreciamos Fadoul, místico cantor marroquino que, influenciado pelos sons de James Brown, criou a sua própria visão musical cheia de energia. Apreciamos Ahmed Malek, o grande compositor de bandas sonoras da cinematografia argelina, cuja música é amplamente reconhecida por um sentimento distinto de beleza melancólica. Apreciamos Hamid Al Shaeri, um produtor egípcio cuja faixa “Ayonha” foi provavelmente a mais celebrada pelo público na primeira compilação da Habibi Funk. E, para além destes nomes, todos os outros. Ao longo de 13 faixas encontram-se 13 portas para mundos diferentes que a editora berlinense continuará a apresentar. Habibi Funk 015 está disponível em vinil. Para coleccionadores.
Sendo uma editora europeia que lida com artistas não ocidentais, a Habibi Funk respeita as responsabilidades desse contexto de um ponto de vista pós-colonial, rejeitando a repetição de padrões económicos injustos. Todos os lucros são divididos por igual com os artistas, sem a dedução de quaisquer outros custos que estejam ligados às pesquisas e viagens pelos países de onde originam estas músicas. Com contratos limitados a um termo, os direitos voltam sempre às mãos do artista ou da sua família. Os direitos principais ficam sempre do lado criativo desta parceria, algo muito importante no mercado de reedições de hoje em dia, onde muitas transacções comerciais obscuras e injustas ainda acontecem.
Quando comecei a explorar a música árabe, há cerca de cinco ou seis anos atrás, não sabia quase nada sobre ela. Realisticamente, ainda sei muito pouco sobre ela e não sou de forma alguma um especialista. Tive apenas a oportunidade de visitar a região com frequência, tentando aprender sobre músicas que me interessavam. A maioria das bandas de que aprendi a gostar eram bastante obscuras e, portanto, muitas das músicas desta compilação parecem ter sido amplamente esquecidas. Depois de compartilhar muitos dos antigos discos e fitas de cassetes, percebi que existia uma grande disparidade entre o meu interesse pela música, por um lado, e a sua disponibilidade para ser escutada, por outro.
Habibi Funk
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui mensalmente com a rubrica “Álbuns com Pó”, dedicado aos reissues de artistas do passado, alguns deles ainda completamente desconhecidos; e semanalmente com “Hoje à Noite n’O Sótão”.