Daniel Munduruku debate com jornalista Isabel Lucas sobre a ascensão da literatura indígena no Brasil e no mundo

por Comunidade Cultura e Arte,    18 Outubro, 2022
Daniel Munduruku debate com jornalista Isabel Lucas sobre a ascensão da literatura indígena no Brasil e no mundo
Fotografia de Gabriel Rissi / Unsplash
PUB

O escritor brasileiro Daniel Munduruku e a jornalista portuguesa Isabel Lucas irão debater os diferentes modos de olhar para a história e para a literatura numa conversa aberta ao público hoje, dia 18 de outubro, às 19h, no Espaço Talante. O colóquio também terá como temática a ascensão da literatura indígena do Brasil que tem no premiado Mundukuru um de seus expoentes.

Isabel Lucas é jornalista do jornal Público e autora, entre outros, de “Viagem ao país do futuro”, conjunto de ensaios-reportagens a partir de um percurso literário pelo Brasil.

Um dos maiores nomes da literatura indígena, Daniel Munduruku é formado em filosofia, tem doutorado na Universidade de São Paulo, além de um pós-doutorado pela Universidade de São Carlos. O premiado escritor tem 57 livros publicados em diversos gêneros como romance, novela, conto e infanto-juvenil Além disso, Munduruku já foi candidato a presidente da câmara da cidade onde vive (Lorena) e a deputado federal por São Paulo neste pleito. O escritor também postulou a um lugar na Academia Brasileira de Letras em 2021. É diretor-presidente do Instituto Uk’a – Casa dos Saberes Ancestrais.

No Espaço Talante, Daniel Munduruku conversa com Isabel Lucas sobre os diferentes modos de olhar para a História e para a Literatura do Brasil, dos povos ancestrais à contemporaneidade. Como investigadora de grandes autores e leitores, Isabel questiona quando o leitor e o autor Daniel Munduruku se encontram, o que explica o avanço da literatura indígena nas últimas décadas e qual o papel da literatura para os povos indígenas brasileiros hoje.

Detalhes deste evento e do Espaço Talante:

Evento: A literatura indígena no Brasil
Local: Ler Devagar – LX Factory
Data: 18 de outubro, 19h
Morada: Rua Rodrigues Faria, 103, ed. G 0.3 / 1300-501
Horário de Funcionamento: terça a domingo das 14hs às 18:30hs 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados