Em ondas napolitanas com os Nu Genea
Redescobrindo, difundindo e dando uma nova vida aos sons napolitanos, o projeto Nu Genea, de Massimo Di Lena e Lucio Aquilina, é uma homenagem essencial às sonoridades únicas que a cidade do sul da Itália produziu e conservou ao longo de várias décadas. Após o aclamado Nuova Napoli, lançado há 4 anos, os Nu Genea estão de volta com Bar Mediterraneo — baseado na ideia de um lugar de partilha, onde as pessoas e as suas culturas se encontram e se fundem; um espaço que deixa as portas abertas aos viajantes e às suas vidas, expostos aos caprichos do destino. Estas ondas são sentidas através da mistura das diferentes heranças sonoras exploradas ao longo de 8 faixas imperdíveis.
O alto conhecimento musical e a visão artística que serve de base a Bar Mediterraneo transmitem um significado que nos deixa emocionados, felizes e orgulhosos de estarmos vivos ao mesmo tempo que Di Lena e Aquilina. Camadas de diferentes instrumentos acústicos, vozes e sintetizadores misturam-se numa assinatura musical única, incluindo culturas de muitas pessoas diferentes, separadas por idiomas, mas unidas pelo mar e pela música de Nápoles — um ponto de encontro eterno. Esta reunião de texturas distintas é evidente ao longo do disco: em “Gelbi”, com versos melancólicos e tunisinos cantados por Marzouk Mejiri; em “Marechià”, com o sol a brilhar na voz delicada de Célia Kameni; ou em “Straniero”, momento em que as nossas almas são levadas pelos padrões hipnóticos gravados pelo lendário Tony Allen.
Bar Mediterraneo é o lugar onde todos voltam constantemente para transformar a curiosidade em participação, tradição em partilha, desconhecido em familiar. Quando os viajantes passarem pelas suas portas, irão dar de ‘caras’ com uma experiência compartilhada que os enriquecerá, levando-os a viagens musicais inesperadas. Disponível em vinil, através da NG Records, o Bar Mediterraneo é uma vibe para revisitar com frequência.
E ainda…
As produções de K15, facilmente identificáveis como suas, tornaram-se bastante influentes nos trabalhos (sublimes) que Deborah Jordan tem lançado nos últimos anos, dando um fundo de jazz eletrónico contemporâneo ao seu talento vocal hipnotizante. Editado pela Futuristica Music, HUMAN é o tão esperado projeto completo desta dupla, explorando conceitos intrincados da nossa própria humanidade. Composto por 12 faixas, este álbum é uma das obras musicais mais relevantes para 2022, abraçando a genialidade de dois dos músicos mais talentosos da época em que vivemos. Certamente não serão os mais famosos, mas o que é que isso significa?… Disponível em vinil.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.