Hoje à noite n’O Sótão. Cenas sérias e funky com MMYYKK
MMYYKK é um promissor multi-instrumentista, vocalista, compositor e produtor com um som profundamente eclético e futurista. Situando-se nas intersecções da música soul, do jazz, da electrónica e do R&B, Mychal Fisher mescla, sem qualquer tipo de vergonha, alquimia sonoras e ritmos que quebram pescoços. É isso que escutamos em Science, o seu último EP, que equilibra temas universais com boa disposição, descontração e muito funk… Funk esse que é claramente inspirado em trabalhos contemporâneos de Thundercat ou Flying Lotus, assim como em outros, mais antigos, de gigantes como Herbie Hancock ou Stevie Wonder.
Com a cidade de Minneapolis como pano de fundo, epicentro desde 2020 de movimentos que transpiram lutas antigas, dores, alegrias e, claro, cultura, MMYYKK é capaz de abordar temas profundos com significado e leveza. Fá-lo sem esforço, denotando uma naturalidade que é facilmente sentida nas suas performances ao vivo (ver vídeo em baixo). Apesar de ser ele próprio a liderar por completo as operações em Science, é possível ouvir a riqueza musical da improvisação que os seus colaboradores trazem para o projecto. Todos os momentos progridem de forma pouco óbvia, colocando-nos questões só para as responder mais tarde, de forma mais completa. O resultado é singular. MMYYKK é um artista de mão cheia, que opera nos seus próprios termos. Science está disponível em vinil.
E ainda…
Baseada em Amsterdão e nascida da lendária Rush Hour, a New Dawn é uma editora que tem vindo a lançar alguns discos muito interessantes, começando com o inolvidável LP de Zé Manel & 2M G-B, editado no ano passado. Este mês apresentam-nos Natural, que reúne o lendário baterista dos Azymuth Ivan ‘Mamão’ Conti com o produtor brasileiro grassmass. Estas duas cabeças musicais produzem um som que bebe da infinita fonte de riqueza do património musical brasileiro, desconstruindo-o e apresentando-o de forma surpreendente. Também disponível em vinil.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.