Hoje à noite n’O Sótão. Com Ka§par no club, no quarto ou com a vida ‘a andar’
Ka§par é um nome incontornável quando se fala na cultura de noite de Lisboa. Já são mais de 20 anos a partilhar cabines com muita gente de créditos firmados (nacional e internacionalmente), mais de 15 a produzir, mais do que esses numa vida dedicada à música. Apesar de ainda ser um tipo relativamente novo, a experiência que carrega não é de somenos. Não é brincadeira. Gestures Of Release é o seu último projecto, lançado pela Percebes Música — editora liderada por si, que se dedica a lançar música electrónica inovadora e corajosa em vinil. Neste novo disco, escutamos Ka§par na sua incessante busca por crescer e evoluir, criando uma viagem sonora extremamente pessoal, que abarca influências diversas, mas coerentemente postas ao serviço de um único output.
Gestures Of Release é composto por dez faixas, reflectindo as estéticas mais apreciadas pelo produtor. Falamos de um disco profundo. Gordo nos seus grooves, experimental nos seus detalhes, emocional no seu ethos, funcionando bem tanto no club como em casa, como com a ‘vida a andar’. Quase inteiramente produzido, mixado e masterizado por Ka§par, Gestures Of Release convida colaboradores provenientes do círculo próximo do artista. Hélder Russo, Andrew “Change Request” Emil, os portugueses Thunder & Co e o reverenciado produtor de drum’n’bass AL:X dos Cooltrain Crew juntam-se, contribuindo para um dos discos de 2021 no panorama musical nacional. É mesmo possível que este seja o melhor trabalho de Ka§par até à data, acrescentando valor a uma discografia que é já bastante valiosa e internacionalmente reconhecida. Disponível em vinil e em formatos digitais, via Percebes Música, Gestures Of Release é um álbum para escutar, apreciar e revisitar com frequência.
E ainda…
Mark de Clive-Lowe é um músico, compositor e produtor extremamente multifacetado, que nos últimos anos tem criado música que abraça diversos estilos. Midnight Snacks Vol. 1, o seu último disco através da Mashibeats, marca o seu regresso aos beats, aos teclados funky e às linhas de baixo que tão bem conhecemos. Quatro faixas instrumentais que navegam pelo broken beat, house e downtempo.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.