Hoje à noite n’O Sótão. O jazz-funk original e entusiasmante de Werkha

por Francisco Espregueira,    27 Abril, 2022
Hoje à noite n’O Sótão. O jazz-funk original e entusiasmante de Werkha
Capa do álbum
PUB

Com data de lançamento marcada para a próxima sexta-feira, All Werk Is Play é o (muito) aguardado novo álbum do génio criativo de Werkha, pseudónimo de Tom Leah, produtor baseado em Manchester. Vindo do aclamado EP The Rigour, este é apenas o segundo LP de Werkha (depois de Colours Of A Red Brick Raft de 2015), que nos apresenta um trabalho extremamente diverso musicalmente e deliciosamente vibrante. Composto por 14 faixas, All Werk Is Play traz-nos uma batida predominantemente acelerada, misturando texturas analógicas de jazz-funk com música electrónica, que refletem uma orientação para as pistas de dança consistente com os lançamentos anteriores do produtor britânico.

All Werk Is Play completa um ciclo criativo nas explorações sonoras de Werkha. Com referências claras ao broken beat e ao breakbeat, ao funk britânico e ao house, o álbum acaba por não se poder incluir em nenhum desses géneros. Autodidata, profundo e instintivo, Werkha paira com leveza num território musical por ele definido — incorporando ritmos de várias partes do mundo numa autêntica ‘misturada’ de instrumentos ao vivo, sintetizadores e intrincados padrões de percussão. A porta de entrada para este projeto trouxe-nos uma emocionante colaboração com a cantora portuguesa Moreya, em “Eterno Retorno”, mas All Werk Is Play é, no seu todo, um trabalho original e entusiasmante, criado com base numa filosofia de positividade. E isso é evidente. Editado pela First Word Records, All Werk Is Play estará disponível em vinil.

E ainda…

A cantora, compositora e produtora portuguesa Lexie Palms apresenta o seu novo single “Parachute”, numa produção etérea e ‘despida’ que dá destaque à sua voz suave e a detalhes de composição muito bem conseguidos. A composição é um fluxo contraditório de consciência que transmite melancolia e serenidade em igual medida. Depois de “Can It Be Me” e da colaboração com Carlos do Complexo, Lexie Palms promete mais. O vídeo de “Parachute” dá profundidade à música e o single está disponível nas principais plataformas de streaming.

Vídeo realizado por Francisca Magalhães e styling por Frederica Sousa

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados