Podcast Nuclear. A imensidão inscrita na Mulher: na glória, dor, violência e superação

por Comunidade Cultura e Arte,    15 Novembro, 2021
Podcast Nuclear. A imensidão inscrita na Mulher: na glória, dor, violência e superação
DR
PUB

Tiago Fortuna é autor do podcast Nuclear. Trabalha nas áreas de acessibilidade cultural, direitos de pessoas com deficiência e comunicação estratégica musical.

Um episódio com Patti Smith, Chavela Vargas, Gisela João e ANOHNI.

A Mulher tem uma imensidão colossal inscrita em si. O documentário “Woman” (2019) entrevistou mais de 2000 mulheres de 50 países diferentes. Leva-nos numa viagem pelo espectro da experiência feminina, em culturas distintas, com realidades dilacerantes e, muitas outras, comoventes. No filme, torna-se evidente que a violência contra as mulheres é um dos maiores flagelos da humanidade. Estamos em 2021 e continuam por cumprir-se uma série de desígnios para a igualdade que não deviam, sequer, ser uma questão. Mas são: na educação, nos serviços de saúde, na justiça, na igualdade salarial. Tudo isto deve continuar na nossa ordem diária. Mais que estar na ordem diária, precisa de objectivos mensuráveis que promovam a equidade. 

Foi nas reflexões inspiradas pela longa-metragem que seleccionei os temas para esta edição. Abrimos com Patti Smith, que rejeita a ideia do pecado original. Passamos por Savages, Sade, Chavela Vargas, Gisela João e ANOHNI. Todas cantam sobre sentimentos, questões e ímpetos que não podem continuar a ser reprimidos. 
Novo episódio já disponível. As referências estão em www.culturanuclear.pt. Podem ainda encontrar o podcast aqui, na Comunidade Cultura e Arte.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados