Podcast Nuclear. Primeira carta por Sérgio Bronze e a banda-sonora de uma amizade com Bateu Matou, The Carters, Janelle Monáe e Sade

por Comunidade Cultura e Arte,    7 Julho, 2021
Podcast Nuclear. Primeira carta por Sérgio Bronze e a banda-sonora de uma amizade com Bateu Matou, The Carters, Janelle Monáe e Sade
PUB


Tiago Fortuna é autor do podcast Nuclear. Trabalha nas áreas de acessibilidade cultural, direitos de pessoas com deficiência e comunicação estratégica musical.
 

Hoje escrevo e assino este artigo na primeira pessoa. Em Dezembro do ano passado, enquanto desenhava este projecto, assisti a uma aula, na pós-graduação que frequentava, sobre jornalismo comunitário e colaborativo. Uma tendência crescente em meios locais, que procuram dar voz às comunidades onde se inserem. NUCLEAR não é, nem pretende ser, um projecto de jornalismo mas inspira-se assumidamente nele. É, sim, um espaço de partilha, reflexão e para ouvir música. Esta ideia de jornalismo comunitário deixou-me com vontade de convidar algumas pessoas a escrever para NUCLEAR. Dei a esta nova rubrica o nome de “Cartas” e podem ser lidas aqui.

“Cartas” são textos de diferentes autores, que são colegas, mentores e amigos, dedicados à transformação pessoal que a cultura é capaz de empreender na nossa vida. De que forma eleva a nossa experiência pessoal e colectiva. A primeira é sobre Beyoncé (era impossível evitar o impulso!) e pedi a Sérgio Bronze, médico e meu melhor amigo, que a escrevesse. Também escrevo a apresentação deste episódio na primeira pessoa por ser a melhor forma de descrevê-lo: todas as canções e reflexões são fruto da banda-sonora infinita da nossa amizade. 

Há músicas dos The Carters, Sinéad O’Connor, Janelle Monáe, Sade, Robyn, Jessie Ware e Bateu Matou. O episódio está disponível nas principais plataformas de streaming e reforço o convite para acompanharem as “Cartas” NUCLEAR. Abaixo fica um excerto da primeira e as referências habituais. 

Espero que gostem!

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados