Hoje à noite n’O Sótão. A lenda de Yussef Dayes
O fenomenal baterista Yussef Dayes está prestes a conquistar o seu status de ‘lenda’. Talvez já o seja. O seu novo álbum, o projecto ao vivo Welcome To The Hills, via Cashmere Thoughts, é definitivamente um passo em direcção a esse estatuto. Depois do aclamado What Kinda Music, com Tom Misch, Dayes junta-se ao génio de Rocco Palladino (no baixo) e Charlie Stacey (nas teclas), e forma o Yussef Dayes Trio — editando este concerto que vai directamente para o topo dos álbuns essenciais de 2020. Quiçá seja o álbum essencial de 2020. Gravado em Copenhaga no ano passado, Welcome To The Hills documenta o último show que os três deram antes da pandemia.
Dayes e os seus companheiros controlam as operações por completo. Apresentam essencialmente músicas novas — nenhuma delas menos que assombrosa —, relembram algumas já conhecidas e dão espaço a que os seus instintos subam ao palco em formas livres de jazz, aventuras psicadélicas e groove. Muitíssimo groove. Há uma energia crua, uma determinação em fazer música fantástica e inovadora, uma liberdade e um talento que tornam este álbum verdadeiramente especial. Yussef Dayes, Rocco Palladino (filho do mítico baixista Pino Palladino) e Charley Stacey oferecem o topo em termos de virtuosidade e qualidade sonora. Welcome To The Hills pode ser um daqueles álbuns que terá a sua capa imediatamente reconhecida daqui a 20, 30, 40 anos. Disponível em vinil e nas plataformas habituais.
E ainda…
Com data de lançamento marcada para a próxima sexta-feira, Sun After Rain junta o sábio e globetrotter Jitwam com o extraordinário produtor e DJ francês Folamour. Composto por duas faixas originais (a outra com a colaboração de Mike Bloom) e um remix do incontornável Kaidi Tatham, Sun After The Rain EP irá ser mais um grande sucesso da editora de Jitwam — The Jazz Diaries.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica “Hoje à noite n’O Sótão”, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com “Álbuns com Pó”.