Hoje à noite n’O Sótão. Movimentos nocturnos com a electrónica de Cody Currie
Falámos sobre Cody Currie há umas semanas, aquando do lançamento do seu projecto conjunto com Felipe Gordon, através de Shall Not Fade. Desde que começou a aparecer nos canais mais conhecidos do YouTube dedicados à música electrónica, o londrino tem vindo a cimentar o seu nome como um dos produtores a manter debaixo de olho, com destaque para dois EP’s bombásticos que editou em parceria com o pianista Joel Holmes: New Chapter e Metropolis. Agora ele está de volta à editora Toy Tonics de Berlim para apresentar, uma vez mais, ouro em forma de música de dança com o seu novo EP, intitulado Moves. Neste projecto, Cody Currie apresenta uma fusão muito própria de música house, broken beat e jazz — o primeiro de alguns EP’s que lançará na sua jornada musical com a editora alemã.
Cody Currie é um tipo com um talento especial, sendo neste momento um dos nomes-chave a seguir numa nova e entusiasmante geração de produtores, que exploram elementos mais analógicos em géneros claramente destinados a pistas de dança. Moves pisa os territórios do broken beat e do garage com naturalidade, servindo de ode às raízes de Cody Currie em Londres. Os acordes ricos, as transições cativantes e os ritmos poderosos combinam e ligam-se entre si através de níveis ‘ilegais’ de groove. Composto por quatro músicas de batidas sincopadas (e mais uma versão house da faixa que dá o nome ao projecto), “Moves” está recheado de momentos que tocam na alma. Disponível em vinil, este é um trabalho que pode verdadeiramente encaixar em colecções de vários géneros musicais.
E ainda…
No fim da passada semana, o saxofonista Marcus Joseph apresentou o seu segundo álbum, chamado Beyond The Dome. Ligando o jazz ao hip hop, o britânico explora temas relacionados com limitações pessoais e sociais, assim como ideias sobre o ‘porquê’ de nos ligarmos aos sítios de ‘onde somos’. Contando com várias participações valiosas, este é um projecto com uma alta componente espiritual.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica “Hoje à noite n’O Sótão”, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com “Álbuns com Pó”.