Álbuns com Pó. De Luanda para o mundo, com Mário Rui Silva

por Francisco Espregueira,    10 Julho, 2021
Álbuns com Pó. De Luanda para o mundo, com Mário Rui Silva
Capa do disco
PUB

Nascido em Luanda no ano de 1953, Mário Rui Silva dedicou a sua vida à investigação e à interpretação da música popular angolana. Durante os seus cinquenta anos de carreira, viveu entre Angola e a Europa, convivendo com vários músicos fundamentais da história artística de vários países africanos. Como fiel discípulo de Liceu Vieira Dias, lenda e co-fundador dos Ngola Ritmo, Mário Rui Silva adquiriu uma compreensão técnica, política e espiritual da cultura musical do seu país. Pela mão de Liceu, entendeu os seus ritmos tradicionais — o semba e o kazukuta dos anos ‘40 e ‘50 ajudaram a criar um sentimento emancipatório de orgulho nacional e de força coletiva, despertando os seus ouvintes para o racismo e a tirania do domínio colonial, amenizando os conflitos de um país desenhado a régua e esquadro pelas potências europeias.

A Time Capsule, editora focada em reedições que capturam os sentimentos e experiências sonoras de todo o tempo e de todos os espaços, acaba de lançar uma colectânea imperdível de alguns dos melhores trabalhos de Mário Rui Silva. Stories From Another Time junta três álbuns lançados entre 1982 e 1988: Sung’Ali (1982), Tunapenda Afrika (1985) e Koizas dum Outru Tempu (1988) retratam a busca de um homem pelas profundezas musicais de sua nação. Redescobertas absolutamente essenciais, num país que procurava as suas próprias raízes, arrancadas pelo colonialismo.

Estas raízes são exploradas meticulosamente nos estudos de guitarra de Mário Rui Silva. Escutamos doces baladas acústicas e hipnóticos momentos de groove, enquanto que a guitarra do investigador e intelectual angolano nos seduz com melancolia, ternura e respeito pelos tempos. Reflectindo quase uma década de trabalho, é possível destrinçar um diverso leque de influências: desde os ritmos tradicionais angolanos e da África Ocidental, à bossa nova brasileira e ao jazz europeu.

Stories From Another Time 1982-1988 carrega uma importância cultural que é impossível de medir. Transmite também uma sensação de beleza discreta, que tem tanto de elegância como de acessível, de simples e de complexo. Não que seja necessário referir, mas esta reedição tem granjeado elogios sentidos de vários artistas de correntes musicais completamente opostas. Falamos de Ben UFO, de Gilles Peterson, de Esa Williams, de Mano Le Tough, entre outros. Disponível em vinil e nas plataformas habituais, que prazer é ouvir, em modo de repetição, estas músicas tão bonitas… Stories From Another Time de Mário Rui Silva é, e será por muitos anos, uma compilação essencial em várias colecções de música.

Havia uma necessidade dentro de mim de contribuir e fazer coisas novas. No sentido de solidificar a música angolana que resultou do encontro de duas culturas, e, com isso querer valorizar a parte que é angolana sempre que possível.

Mário Rui Silva
Contra-capa do disco

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui mensalmente com a rubrica “Álbuns com Pó”, dedicado aos reissues de artistas do passado, alguns deles ainda completamente desconhecidos, e, semanalmente, com “Hoje à Noite n’O Sótão”.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados