Hoje à noite n’O Sótão. As influências pan-africanas no hino à vida de Pat Kalla
Hymne à la Vie é o novo álbum do cantor, compositor e MC franco-camaronês Pat Kalla, novamente a lançar música soalheira através da editora Heavenly Sweetness. Este projecto não é apenas um ‘hino à vida’, presente nas cores alegres que cada música invoca; é também a demonstração da sua evolução como músico e da magia da sua banda, os Le Super Mojo, que, com a participação decisiva de gente como DjeuhDoah, David Walters e do DJ/produtor Guts, ajudam a que a personagem principal brilhe intensamente. Kalla prossegue assim uma carreira que já tem mais de duas décadas, criando música que responde à sua própria herança africana, reinventando-a.
Ao longo de 14 faixas, Pat Kalla e os Le Super Mojo apresentam-nos uma mistura única de grooves africanos, poesia camaronesa e chanson française, admitindo a bordo do seu barco influências pan-africanas, que vão desde Manu Dibango a Georges Moustaki. Tal como nos seus trabalhos anteriores, Hymne à la Vie é um projecto em que Pat Kalla demonstra ecletismo. Rico culturalmente, transporta cargas generosas de positividade, evidentes nos leves toques de guitarra, na energia da percussão e em linhas de baixo que não nos permitem ficar parados. Disponível em vinil a partir da próxima sexta-feira, Hymne à la Vie é um álbum imperdível para os apreciadores do género.
E ainda…
Pinty é uma das personagens principais na vibrante cena musical londrina. O seu terceiro EP, aguardado com muita expectativa, reafirma-o como uma das vozes da cidade. Melhor do que ninguém, Pinty retrata a energia escura e suburbana de Londres, acompanhado por uma produção de altíssimo nível que ficou a cargo do seu amigo e colaborador Tomos. Depois de Midnight Moods e de City Limits (produzidos por Maxwell Owin e King Krule), Tomorrow’s Where I’m At é mais um título essencial na nossa colecção.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.