Hoje à noite n’O Sótão. Jaguar e os sons do Caribe colombiano
Explorando a autêntica “mina” que é a tradição musical da Colômbia e das Caraíbas, exacerbando a influência das sub-culturas de música de dança que proliferam pela América Latina e pela Europa Mediterrânica, o dueto Jaguar apresenta-nos um álbum com uma energia muito particular. Difícil de classificar, Madremonte andará pelas ondas da salsa-psicadélica, da cumbia-disco ou do zouk de clube. Este projecto de estreia é uma ode às festas de rua do Caribe colombiano, com melodias e linhas de guitarra importadas de África e filtradas por baterias electrónicas e baixos que são impossíveis de não sentir.
Paulo e Raúl são dois colombianos radicados na Europa desde a década de 90. Os seus caminhos foram-se cruzando, ambos ouviram falar um do outro várias vezes, mas só em 2017 é que finalmente se conheceram. Rapidamente estabeleceram um relacionamento musical, encontrando uma linguagem especial. Esta levou-os a Madremonte e a um som que abarca influências que vão das culturas insulares do Atlântico até ao alto dos Andes. Estas ideias, tão bem apanhadas, são magnificamente transpostas para músicas que funcionam facilmente em ritmos festivos. Composto por dez faixas, Madremonte traz histórias, tanto sonoras como líricas, que são imperdíveis. Disponível em vinil, cortesia da El Palmas.
E ainda…
Oriundos do sul de Londres, os Summers Sons são uns dos guardiões do jazz rap. Em Nostalgia, os irmãos Turt (rap) e Slim (produção) têm um álbum hip hop adulto e extremamente interessante que vai buscar influências dos anos 90, a época dourada do género e da infância dos dois. Também em vinil, através da Melting Pot Music.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.