Hoje à noite n’O Sótão: nas ondas de Paul Grant
Paul Grant chamou a nossa atenção no ano passado, aquando do lançamento do seu segundo álbum, intitulado Beginnings. Depois fomos ainda mais atrás e escutámos o primeiro projecto, Moments. Desde então, mantivemos o seu nome e as suas suaves produções perto de nós. Grant é um talentoso multi-instrumentista/produtor, baseado na Califórnia, que agora edita o seu terceiro álbum a solo pela DeepMatter Records. Waves é composto por 15 faixas instrumentais, fundindo facilmente influências do mundo do hip hop, do jazz e do R&B.
“O sentimento e as intenções por detrás das canções estão mais focados e mais claros do que antes.”
Paul Grant
Tendo trabalhado com artistas talentosos — incluindo Kiefer, Braxton Cook e Emmavie — e ainda como músico de sessão, Grant consolida agora o seu próprio nome com aquele que é, indiscutivelmente, o seu álbum mais forte. Waves está incrivelmente bem polido, tem groove, onda e sensações que são quase palpáveis. É também um álbum que faz ainda mais sentido quando escutado sem pausas, de A a Z. Com a excepção das contribuições dos artistas convidados, Amy Ahn e Morgan Burrs, em duas das músicas, tudo em Waves é imaginado, executado e produzido por Paul Grant — com uma “pequena” ajuda da vasta herança musical de J Dilla… Lançado na passada sexta-feira pela DeepMatter Records, Waves está disponível via Bandcamp.
E ainda…
Todos os anos, o sensacional Gilles Peterson, com o apoio do Arts Council de Inglaterra, compila um disco que apresenta novos artistas emergentes. Este projecto de descoberta e desenvolvimento de talentos chama-se Future Bubblers e a sua quarta edição, Future Bubblers 4.0, é uma colecção musicalmente diversa de oito faixas, combinando géneros que abrangem a electrónica, o neo-soul, o jazz e o hip hop/R&B alternativos. Olhos abertos para estes meninos, olhos abertos para este tipo de projectos.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica “Hoje à noite n’O Sótão”, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com “Álbuns com Pó”.