Hoje à noite n’O Sótão. O caminho, por Raquel Martins

por Francisco Espregueira,    20 Outubro, 2021
Hoje à noite n’O Sótão. O caminho, por Raquel Martins
Capa do disco
PUB

Normalmente, este espaço dá atenção a projectos cuja dimensão é maior do que quatro faixas. No entanto, há uma artista emergente, talentosa e tocante que merece a nossa atenção. Baseada em Londres, Raquel Martins tem sido parte fundamental nos concertos de Poppy Ajudha, uma das mais brilhantes artistas da cena contemporânea da capital britânica, pegando na guitarra e contribuindo com vocais que têm encantado o público e vários dos principais músicos da cidade. Apesar de conter apenas quatro canções, The Way é um momento musical brilhante por parte de Raquel. Daqueles que inspiram paz, reflexão e descoberta. Estas quatro faixas merecem, então, todo o destaque.

The Way representa para Raquel Martins uma exploração natural por ideias de identidade, propósito e auto-descoberta. Amadurecida pelos 5 anos a viver em Londres, no meio de um autêntico turbilhão criativo, a sua música segue uma direcção que é mais do que bem conseguida artisticamente. As influências encaixam com leveza umas nas outras: do jazz contemporâneo ao afro-beat, da neo-soul à bossa-nova. Uma voz que encanta e uma instrumentação que se desenvolve com momentos imprevisíveis, mas invariavelmente brilhantes. Na semana passada, a publicação Rimas e Batidas fez uma entrevista muito interessante com a cantora, compositora e instrumentista portuguesa. Em Junho, a Casulo produziu um concerto do mais alto quilate artístico. Ambos os conteúdos são altamente recomendáveis. O imperdível The Way está disponível nas principais plataformas de streaming.

E ainda…

Na semana passada, o compositor e pianista Telemakus lançou o seu aguardado LP de estreia. The New Heritage, editado pela Radio Juicy, marca um novo começo para o artista, explorando magnificamente as intersecções do jazz e do hip hop, conservando a herança de todos aqueles que olharam para o jazz como uma biblioteca infinitamente renovável de ideias e complexidades. Este é um trabalho especial de Telemakus, que escreveu todas as partes instrumentais do álbum e uniu forças com uma série de músicos incríveis para as interpretar. Disponível em vinil.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados