Álbuns com Pó. A mística viagem de Francisco Mora Catlett pelos ritmos latino-americanos
Francisco Mora Catlett é um baterista e percussionista mexicano-americano, ex-membro dos lendários Sun Ra Arkestra. Através da editora Far Out Recordings — que dedica grande parte dos seus esforços a reeditar pedaços de ouro da música brasileira e latino-americana —, temos o prazer de apresentar Mora! I & II, uma saga sonora pelos principais trabalhos de Mora Catlett como líder de banda. O seu primeiro disco foi lançado em 1987, mas o seu sucessor ficou guardado em gavetas poeirentas durante cerca de duas décadas. Uma nova compilação das duas obras está agora disponível em vinil, proporcionando um autêntico caldeirão de sabores pan-americanos e hipnóticos ritmos afro-cubanos. Cheio de batucadas frenéticas e de sambas ardentes, Mora! I & II são uma espécie de Santo Graal do jazz latino, idealizado e liderado por um ‘herói’ que ainda hoje é, um tanto ou quanto, anónimo.
Criado numa família de artistas mexicanos altamente realizados, a herança boémia de Mora Catlett proporcionou-lhe um ambiente que ele próprio descreve como “artístico, criativo, progressivo e saudável”, construindo as bases para a sua fascinante — e desconhecida — carreira musical. Passando a sua juventude no México, rodeado de música, Mora Catlett emigrou no final dos anos 60 para norte, estudando música em Boston. Mais tarde, já de volta ao seu país natal, acabaria por ‘fugir’ com os Sun Ra Arkestra, quando o lendário colectivo encabeçado por Sun Ra visitava a cidade. Seguiu-se uma tournée com a banda, que o ocupou nos sete anos seguintes, expondo-o à ‘loucura’ do seu ethos e aos constantes estímulos de um grupo de músicos absolutamente inovadores.
Após os Sun Ra Arkestra se estabelecerem em Detroit, Mora Catlett começou a trabalhar no seu próprio disco de estreia, reunindo um conjunto de músicos que incluía o teclista Kenny Cox, o baixista Rodney Whitaker e os percussionistas Jerome Le Duff, Alberto Nacif e Emile Borde. Mora! abraça abertamente o amplo espectro da improvisação, do ritmo e do jazz que prosperou no continente americano durante séculos. Inclui melodias baseadas em motivos haitianos, africanos e nativo-americanos, expandidos pela excelência artística dos seus companheiros de banda.
A segunda parte desse disco foi gravada logo depois, acabando por não ser editada. Continuando o conceito do primeiro álbum, Mora! II explora com mais profundidade a cultura latino-americana, trazendo consigo influências de samba jazz e momentos de pura improvisação, resultante de anos a tocar com os Sun Ra Arkestra. Este segundo álbum permaneceu escondido até 2005, ano em que Mora Catlett o lançou ‘secretamente’ com o nome de River Drum. Agora, mais de trinta anos depois da sua criação, este disco recebe o tratamento em vinil que sempre mereceu, apresentado como uma sequência de Mora! como originalmente era pretendido. Lançado durante o mês de Abril, com a ajuda do inestimável trabalho da Far Out Recordings, Mora! I & II é uma incrível viagem, que se reveste com tons místicos e triunfais. É tempo dessa viagem ser apreciada lentamente.
A intenção destes álbuns foi a de manifestar a herança africana no continente americano.
Francisco Mora Catlett
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui mensalmente com a rubrica “Álbuns com Pó”, dedicado aos reissues de artistas do passado, alguns deles ainda completamente desconhecidos; e semanalmente com “Hoje à Noite n’O Sótão”.