Álbuns com Pó. Mensagens em percussão, por Okyerema Asante
A Black Fire é o arquivo oficial do grande coleccionador de música soul independente Jimmy Gray. É, também, a colectividade/editora que ele liderou a partir de Richmond entre 1975 e 1993. A colecção de Gray de fitas originais é para lá de lendária, incluindo trabalhos dos Oneness Of Juju, Lon Moshe, Byard Lancaster, Theatre West, Wayne Davis e muitos mais… Chegados a 2021, a mundialmente reconhecida Strut Records retorna a estes riquíssimos arquivos para reeditar Drum Message — o álbum mais importante do mestre percussionista ganense Okyerema Asante, originalmente lançado em 1977.
Depois de um início de carreira com os Blue Monks de Ebo Taylor, Asante juntou-se aos Hedzoleh Soundz durante o início dos anos 70, tendo chegado a partilhar o palco com o ícone Fela Kuti. Fela recomendou a banda a Hugh Masekela — a terceira lenda em apenas duas frases — e os Hedzoleh partiram com ele em Dezembro de 1973 para uma tournée pelos Estados Unidos. Foi nesta altura que Asante conheceu Plunky e os Oneness Of Juju, tendo iniciado uma relação de parceria que perdura até hoje e que foi essencial na criação de Drum Message.
Gravando nos Arrest Studios em Washington, num mês de Outubro há mais de 40 anos, Asante fez-se acompanhar dos Oneness Of Juju, mas também do pianista e colaborador de Gil Scott-Heron, Brian Jackson. Reunidas as condições especiais em estúdio, depois de uma carreira a tocar com vários dos músicos fundamentais da sua geração, Drum Message representa um marco importante para Okyerema Asante, ajudando-o a consolidar a sua atitude experimental em som. O álbum inclui faixas como “Adowa”, que agrega arranjos de jazz a ritmos tradicionais do Gana, e o clássico dos Oneness, “Follow Me”, que é habilmente retrabalhado. Inclui também uma nova versão da vibrante “Sabi” e o groove suave de “Asante Sana”, que mistura texturas de reggae e highlife. Drum Message é um álbum essencial de ritmos altamente puros que vão enlouquecer muitos dos colecionadores mundo fora. Disponível em vinil, cortesia da Black Fire.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui mensalmente com a rubrica “Álbuns com Pó”, dedicado aos reissues de artistas do passado, alguns deles ainda completamente desconhecidos; e semanalmente com “Hoje à Noite n’O Sótão”.