Hoje à noite n’O Sótão. 50 anos depois, o legado musical da Orquestra Afro-Brasileira
A Orquestra Afro-Brasileira é uma das colectividades mais influentes (e, também, das mais esquecidas) da história da música brasileira. Depois de apenas dois álbuns, mas incontáveis espectáculos, a banda viveu um hiato desde 1970, tendo acabado de lançar o seu primeiro trabalho em cinquenta anos. 80 Anos é produzido por Mario Caldato Jr. e ressuscita um importantíssimo legado que a banda deixou na consciência da cultura afro-brasileira, legado esse que ressoa até aos dias de hoje. Liderados por Abigail Moura, a Orquestra Afro-Brasileira combina, como nenhum outro grupo no mundo, a espiritualidade iorubá, lendas populares, cantos de candomblé e percussão da África Ocidental. Inspirados pela instrumentação típica das grandes bandas de jazz dos Estados Unidos, a Orquestra foi capaz de incluir a herança afro-brasileira num novo e vital contexto. E isso tem um valor incalculável.
Mario Caldato Jr., que durante anos trabalhou com os Beastie Boys, Marcelo D2, Seu Jorge ou Jack Johnson, estava já há muito tempo encantado com o poder das composições da Orquestra Afro-Brasileira. A experiência esmagadora de as ouvir levou-o a procurar Carlos Negreiros, que era o percussionista aquando da edição do segundo álbum da banda, em 1968, e é o único membro vivo da Orquestra original. Desta conexão, que se estendeu a um grupo de músicos excepcionais, nasceu a oportunidade de gravar o primeiro disco da colectividade em cinquenta anos, capturando o espírito intuitivo, puro e natural do grupo original. 80 Anos é uma encarnação contemporânea da visão de Abigail Moura, continuando um trabalho fundamental na cultura afro-brasileira. Disponível em vinil, através da Night Dreamer.
E ainda…
International FM é o álbum de estreia dos Duoya, lançado via Urban Waves. Composto por 13 faixas, trata-se de um convite para embarcar numa viagem muito funky, por músicas que parecem ter sido gravadas há décadas atrás, mas conservadas numa cápsula do tempo. Disponível através do Bandcamp.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.